Guia Salto Agulha – Onde aprender a costurar em Natal

Posted on
escolas de corte e costura em Natal RN

Dias atrás eu fiz um post listando vários lugares para aprender a costurar em São Paulo. Aí algumas leitoras começaram a me perguntar sobre cursos de corte e costura em Natal. Lembrei que quando eu morava na Cidade do Sol também vivia procurando cursos nessa área e era bem difícil encontrar.

Fiz uma pesquisa para atender as amigas potiguares e a boa notícia é que hoje Natal tem algumas ótimas opções de curso! Se você quer aprender a pilotar uma máquina de costura e fazer suas próprias roupas, cola aqui que é sucesso 😉

curso de costura SENAI Natal RN

Eu fui aluna do SENAI Clóvis Motta e amei! O curso que fiz lá foi o Técnico em Confecção do Vestuário (eu acho que o nome era esse, faz tanto tempo que esqueci o nome do curso! rs). Era um curso super completo, para quem quer ser estilista ou trabalhar em qualquer área da indústria têxtil – e fui super importante para me ajudar a escrever sobre moda com mais embasamento. Depois disso dei algumas lá, sobre moda e comunicação, antes de mudar pra São Paulo. Gosto muito da instituição e acho que os cursos são muito bons!

A novidade é que agora o SENAI Clóvis Motta tem um curso de costura básico, de curta duração, para quem quer dar os primeiros passos na área. O módulo é de 1 mês, com aulas todos os dias ou 3x por semana (você escolhe). O pacote custa R$ 170,00 e tem turma nova começando nos dias 12/06 (aulas 3x por semana à tarde) e no dia 26/06 (aulas todos os dias de manhã).

Se você pagar à vista tem desconto e ligando pra lá você tem mais informações sobre horários e turmas para começar nos próximos meses. Fica na Av. Prudente de Morais, 1571 – Tirol.

curso de costura sesc rn

O SESC RN também oferece cursos de costura para quem não tem experiência na área. Os cursos são de curta duração e as datas variam de acordo com a demanda. Eles esperam fechar as turmas para começar cada curso. O legal é que tem cursos temáticos como “moda junina” e “cama, mesa & banho”.

Aqui tem a tabela de todos os cursos e você pode entrar em contato por telefone para se inscrever. Os valores são diferentes para associados e para o público em geral. No site ou por telefone você pode ter mais informações e se preparar para as próximas turmas.

cia das arte natal corte e costura

A Cia Das Artes Natal é o local que tem o curso mais parecido com os de costura hobby que tem aqui em São Paulo. Pelo menos foi a impressão que me passou… Eles têm uma loja que vende produtos para costura, craft e trabalhos manuais em geral. Aí também oferecem aula de bordado, costura, patchwork, pintura e mais um monte de coisas!

Na página deles no Facebook tem a agenda de cursos do mês, com muuuuita coisa. O curso de costura para iniciantes dura 4 semanas. São 4 aulas de 3h30, 1x por semana. O bacana é que eles vendem tecidos, acessórios e todas as coisas legais que você vai querer ter quando começar a costurar, então você vai aprender dentro de um ambiente já super inspirador rs

O endereço é Av Hermes da Fonseca, 1596.

corte e costura em natal RN

Uma opção de curso de corte e costura bem completo é a Malba Escola de Corte e Costura em Mirassol. Como as outras escolas, ela ensina a costurar do zero, para quem nunca ligou uma máquina. Mas como são 4 meses de curso, dá pra aprender bastante coisa e você sai de lá costurando de tudo!

As turmas são pequenas, com no máximo 4 pessoas. Tem aulas 2x por semana, com 3 horas de duração cada. Os horários são das 9h ao meio dia ou das 13h às 16h. Como as datas são variáveis, a melhor maneira de saber quando tem turma nova começando é ligar pra lá.

Fica na Av Santos Dummont, 445, em frente à igreja católica.

corte centezimal natal

Por último, uma escola que me deixou bastante curiosa! Na minha pesquisa recente sobre escolas de costura em Natal, algumas pessoas me falaram dessa mulher que dá aula de corte, modelagem e costura com uma técnica chamada corte centesimal.

Liguei pra ela pra saber mais e fique super interessada! Pelo que entendi, é um jeito diferente de tirar moldes, que torna tudo mais prático e preciso. A professora autorizada do método em Natal é a Roza Maria Pottier. O curso é extenso, vai de fevereiro a dezembro, com aulas 2x por semana, sempre à tarde.  A mensalidade custa R$ 180,00.

Pelo que a Roza me falou, a turma lota com facilidade porque só abre 1x ao ano. Então se você se interessar é bom já ligar pra ela pra reservar sua vaga. Eu vou procurar um curso desse aqui em SP porque perguntei ao Google e ele disse que esse negócio de centesimal é babado! rs

 

 

—————————————————————————————————————————-

 

Pronto, gente! Espero que esse mini guia seja útil pra vocês! ♥ 

Se souberem de mais algum curso, me avisem nos comentários que eu incluo na postagem 🙂 E espalhem pra todo mundo! Vamos aumentar esse movimento lindo de fazer as nossas próprias roupas!

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

 

0
  • Compartilhe  →

Meu curso de costura (e como isso mudou a minha vida)!

Posted on

O leitor que chega até este blog com certeza não vem atrás de conselhos, mas eu queria muito aconselhar vocês hoje. O que eu tenho pra dizer é uma besteira e você até já deve pensar nisso de vez em quando, mas lá vai: QUANDO VOCÊ QUISER FAZER UMA COISA, PARE DE ADIAR VÁ LÁ E FAÇA! Não tem tempo? Arranje! Não tem dinheiro? Tire da feira, mas faça! Não tem o que você quer aí perto de onde você mora? Então esse lugar onde você vive não é pra você 😛 Enfim, pare de encontrar desculpas que a coisa vai!

E tudo isso só pra dizer que, depois de dezesseis (eu ou vi DEZESSEIS ? Siiiiim!) anos querendo aprender a costurar eu finalmente comecei a fazer um curso de corte e costura! (Clique aqui para a trilha sonora desse post)

Moda e costura sempre foram coisas muito presente na minha vida. Se você quiser saber mais sobre isso, pode ler esse texto aqui que escrevi sobre a minha avó. Mas foi só lá pelos 20 anos de idade que comecei a achar que eu também podia costurar e me veio uma vontade imensa de desvendar os mistérios da máquina de costura – que eu antes só admirava de longe.

curso de costura hobby Aí você me pergunta porque eu demorei tanto tempo a colocar isso em prática. Bom, o tempo é uma coisa muito louca. Você não acha que vai adiar uma ação por 16 anos. Você simplesmente deixa pra semana que vem, que vira o mês que vem, que vira o ano que vem e… aqui estamos. É triste, mas as nossas vontades são engolidas todos os dias pela nossa rotina.

Porém, é um alento pensar que tudo tem seu tempo e sua hora e que o meu momento de desvendar o mundo da costura é o AGORA (fazendo a Polyanna 😛 ). E vamos deixar de conversa mole e falar do curso, porque esse post é de utilidade pública para quem está em São Paulo e quer aprender a costurar!

curso de costura iniciante em São Paulo Fiz o curso de costura para iniciantes na escola Rainhas da Costura, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Eu acompanhava a escola de longe, desde que vi um post no Superziper mil anos atrás. Como tudo estava conspirando a favor, quando liguei pra pedir informações descobri que a escola é do lado da minha casa. Aí eu entendi como um sinal da deusa que dizia “agora vai!” ♥

O curso tem duração de dois meses, com aulas 1 vez por semana. Lá você aprende desde a coisa mais básica – eu nunca tinha nem passado a linha na agulha – até conceitos que te permitem criar as suas primeiras peças. 

aprenda a costurar em sao paulo costurando no rainhas da costura A primeira aula é só sobre o funcionamento da máquina. E já na segunda aula a gente faz o nosso primeiro projeto. E assim, a cada aula a gente sai com uma peça prontinha – inteiramente feita por você! Eu fiz cestinho, necessaire, almofada, jogo americano, carteira de tecido e até uma calça! Se vocês quiserem ver fotos das minhas pecinhas tem tudo lá no meu Instagram (@saltoagulhablog)

costuras gladis vivane Durante dois meses as minhas terças-feiras foram preenchidas com aulas de costura – e isso foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos! Colocar em prática uma meta antiga me fez sentir viva, realizada, dona do meu destino (olha que dramático! rs). Mas é a pura verdade! Parece que quando eu tirei isso da minha longa lista de “To Do”, tudo passou a dar certo e fazer sentido.

Minha turma era uma delícia! Só gente legal e a interação fluiu super bem. No final do curso uma das meninas levou umas lembrancinhas lindas pra todo mundo ♥  Adoro gente que se importa e é gentil com os outros além da conta! curso no Rainhas da Costura aprendendo a costurar em sao paulo Essa é a Eliane, a dona da escola e também professora do curso. Ela foi super atenciosa e teve a maior paciência com a gente! Principalmente comigo, a pessoa mais dispersa e sem noção nenhuma de costura que já deve ter passado por lá kkkkkk 😛

Eliane Tear Rainhas da Costura E essa sou eu com a calça que eu tinha acabado de costurar 😀
aprender a costurar em São Paulo Agora que terminei o curso iniciante, estou louca para começar o intermediário! Aí serão mais 3 meses de aulas, com peças mais difíceis e técnicas novas.

Se você também tem essa vontadezinha de aprender a costurar, você pode acompanhar o Instagram do Rainhas (@rainhasdacostura) e a página deles no Face para ficar de olho nas dicas de costura e na agenda de cursos. Peguei a agenda de junho lá no site para quem quiser começar já. É só mandar email para contato@rainhasdacostura.com e garantir a sua vaga!

agenda de cursos de costura rainhas da costura É indescritível a alegra de criar uma peça com as suas próprias mãos! E não vejo a hora de usar looks que eu mesma costurei – quem sabe até costurar umas saias mídias pra vender aqui no blog hahahahaa 

curso de costura em pinheiros E aí, tem alguma costureira por aqui pra me dar umas dicas? Se apresente nos comentários e vamos conversar e costurar! 🙂

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube ♥ Snapchat: gladisvivane 

8
  • Compartilhe  →

Como usar: Bumpits!

Posted on

Eu sempre tive complexo de Brigitte Bardot. Amo aquele cabelinho retrô, com volume no topo da cabeça! O grande problema é que eu nunca consegui fazer esse tipo de penteado sozinha.

Mas minha vida se encheu de esperança quando descobri os Bumpits. Encomendei o meu, e quando o carteiro chegou, corri lá pro Cafe Salão pra Nalva me ensinar a usar.

No pacote vem três tamanhos de bumpits, para variar o volume do penteado. Vem também um pente fino, e um folder super bonitinho com fotos dos cabelóns e as instruções para fazê-los.

Nalva usou em mim o tamanho médio. Enquanto ela arrumava o cabelo, pedi para a ajudante dela fotografar para mostrar aqui como faz.

Depois eu desmanchei tudo e fiz sozinha. Sim, é super possível fazer sozinha, e é bem fácil! Se eu consegui amiga, vai por mim, você também consegue!

Não é preciso usar grampos para prender os bumpits, porque eles se fixam no cabelo através de uns ganchinhos que vêm nele mesmo. Você só vai precisar de um pouco de fixador, para ajudar a manter os fios no lugar. Olha como é fácil:

Separe o cabelo a partir de onde você quer criar o volume, e fixe o bumpits.

Depois vá puxando a parte do cabelo que ficou na frente, levando os fios por cima do bumpits e arrumando com a ajuda do pente fino.

Use fixador para deixar os fios no lugar, e dar acabamento ao penteado.

Você pode deixar os fios soltos, ou prender as laterais como eu fiz.

Mais fixador:

E pronto!

E aí, gostaram?

A boa notícia é que encomendei mais bumpits, e dentro de alguns dias vou sortear uns aqui no blog, viu?

Fiquem ligadas!

36
  • Compartilhe  →

Cabelo de festa? Do it yourself!

Posted on

Semana passada a Danina ( @daninaformer ) me pediu via twitter, dicas de como fazer um cabelo de festa sem precisar ir ao salão. O post demorou um pouco, mas saiu. Vamos lá…

Hoje em dia vivemos a era do faça-você-mesmo (thanx god!). E a grande mãe dessa revolução, foi a internet. Existem milhões de tutoriais ensinando passo a passo de todo tipo de cabelo e maquiagem. É só digitar na barrinha mágica do Google “cabelo de festa” e você verá tantas opções que nem se fosse o próprio Amaury Jr, iria conseguir tanta festa pra usar tudo! E se o que você procurou não está no google, sorry baby, mas se-não-tá-no-google-não-existe! hahaha

Até lobotomia se faz sozinho hoje em dia, tá? kkk

Tudo isso pra dizer basicamente que, qualquer pessoa pode sim se arrumar sozinha pra uma festa, sem precisar recorrer sempre ao cabeleireiro amigo. E o que você precisa? Treinamento, prática e paciência. Nem pense em testar um cabelo e/ou maquiagem somente no dia da festa! Faça tudo antes, como um ensaio, pra estar afinadíssima no grande dia.

Também é válido ter um kit básico de acessórios e produtinhos pra fazer a cabeleireira sozinha. É bom  ter sempra à mão:

1-Escova modeladora  2-Secador  3-Chapinha  4-(pulei um número, sorry! kkk)  5-Grampos  6-Baby liss  7-Spray fixador  8-Pomada modeladora  9-Bobs

Outra vantagem para quem quer se arrumar sozinha, é que os penteados de festa hoje em dia, têm aquela cara de “tava fazendo faxina e resolvi ir ao Oscar” kkkk. Ou seja, para ser lindo, não pode ser muito arrumadinho.

Vamos então à primeira sugestão de penteado, o “coque displicente” rs. Aqui, um ar de desleixo é mais que bem vindo. Mas cuidado! o cabelo tem que estar limpo e sedoso, porque é um desarrumado fake, nunca mal cuidado. Pra conseguir isso, lave e faça uma semi-escova. Não precisa ser aquela super escova modelada, porque você vai prender os fios. Depois passe um pouco de pomada modeladora e vá prendendo as mechas com grampos, deixando algumas soltas para conseguir um efeito assim:

Uma variação linda desse coque, é a outra sugestão – coque com trancinhas laterais. As mocinhas mais estilosas trouxeram as tranças de volta ao mundo da beauté. Pra fazer esse cabelo de princesa moderna, faça duas tranças, uma em casa lateral da cabeça, e prenda com grampos num coque desarrumado. Fica assim:

Outro cabelo eleito pelas frequentadoras do red carpet – e que você pode, e deve adaptar para o seu estilo – é o preso de ladinho. Uma releitura do cabelo Veronica Lake. Para fazer é só escovar a cabeleira, modelar as pontas com baby liss ou bobs largos, puxar para o lado e prender com grampos atrás da cabeça. Esse eu amo e uso sempre! (Lembram que no stand do Salto Agulha no MADA 2009 eu tava com o cabelo assim? Clica pra ver). E olha dois exemplos lindos pra se inspirar:

E falando em grampos, você sabia que eles não estão mais condenados ao anonimato? Agora eles dão as caras, e fazem parte do penteado! Se você gosta de novidades e de se destacar no meio da multidão, use um penteado onde os grampos são as estrelas. Como ainda não virou modinha, é provável que você não encontre nenhum cabelo no estilo do seu durante a festa. E quem não adora exclusividade, né? Agora, capricha na maquiagem bem fina, e no modelito, pra não ficar com cara de Creuza, tá? kkkk

Imagem: http://chiquesemchilique.wordpress.com/

Separei também uns vídeos que ensinam como fazer penteados legais. O primeiro é de um coque lateral lindo e fácil de fazer, que você pode complementar com uma tiara escândalo.

Também gosto desse coque que foi o maior sucesso no São Paulo Fashion Week. Na passarela e na platéia, a mulherada super aderiu. É bem despojado e facílimo de fazer.

E como eu tenho leitoras que não abrem mao dos cachos nunca, e que devem estar fazendo cara feia por eu ter falando tanto em escova, achei esse vídeo que ensina como prender o cacheado em poucos minutos e encarar uma festinha.

3
  • Compartilhe  →