Como saber qual é o seu tipo de cacho

Posted on

Quando eu comecei a ler e pesquisar mais sobre os cabelos cacheados, sempre tinha uma coisa que eu não entendia: todo mundo falava sobre tipo de cacho, usando uma classificação que eu desconhecia e que tinha sempre um número e uma letra.

Foi então que eu quis saber o que danado significava um cacho do tipo 3A ou 4C e porque isso era importante.

O sistema de classificação é bem simples: são quatro tipos de cabelo, sendo que o tipo 1 é o fio liso e o 4 é o crespo. Dentro dessa classificação ainda temos as letras A, B e C, sendo que o A é o cacho mais aberto e o C o mais fechado.

E por que isso importa? Bem, isso explica porque coisas que funcionam no cabelo da amiga muitas vezes são um desastre no seu. Se o seu tipo de cacho é um e o dela é outro, provavelmente os cremes, os xampus e a maneira de finalizar os cabelos de vocês devem ser bem diferentes.

Vamos ver com exemplos para ficar mais fácil e saber o que é legal para cada tipo de cabelo?

cabelo-tipo-1

O cabelo do tipo 1 tem o fio liso. O 1A é aquele liso extremo, ralinho, escorrido, que “não segura um grapo”. Não “pega” babyliss, não modela, você arruma e daqui a pouco o penteado “cai”. Quem não tem uma amiga (ou pode ser você mesma)  que não consegue colocar nem tic-tac no cabelo de tão lisinho que é? Bom, esse é o fio tipo 1A e a dica pra ele é não usar nada que tenha óleo mineral, parafina ou produtos que pesem no cabelo. Xampu seco é um ótimo aliado, já que esse tipo de cabelo tende a ser oleoso.

O cabelo 1B é liso, mas já é um pouco mais pesado, o que permite modelar as pontas com escova. É um cabelo “fácil” digamos assim, porque é liso mas permite variações.

O 1C é aquele liso do fio bem grosso.  E, por isso, bem rebelde. Ele arma com facilidade e muitas vezes as meninas se incomodam com o excesso de volume. É um liso que nunca está “arrumadinho”. Sem paciência para lidar com ele, muitas meninas recorrem à escova definitiva. Meu conselho? Fuja dos alisamentos! Faça muita hidratação, use mousse para estimular o ondulado e perca o medo do volume. Cabelo volumoso é lindo!

cabelos-ondulados-tipo-2

O cabelo do tipo 2 é ondulado e pode ou não ser volumoso, dependendo do tipo e da sua genética. O 2A é uma coisa meio Gisele, provavelmente o cabelo mais desejado do mundo. Ele tem ondas marcadas e, quando modelado, fica com uns cachos largos lindos nas pontas. É um cabelo fácil, que só precisa dos cuidados normais para se manter bonito. Ah, e de um bom corte, claro! Aqui, no tipo 2, o corte passa a ser muitíssimo importante para o sucesso do picumã.

O tipo 2B é aquele ondulado que começa a querer formar cachos. Quem tem esse tipo de cabelo geralmente tem uma mistura de 2A e 2B. Quando estimulado, a tendência é que ele fique cada vez mais próximo do cacheado. Para isso você tem que tratá-lo como tal. Não pentear seco, usar leave-in e amassar com ele molhado deixando secar naturalmente. Ou, se quiser dar uma forcinha extra, pode usar o difusor.

O tipo 2C é o meu, que vocês já estão cansadas de ver nas minhas fotos, hehehe. É o da Shaki também, ou pelo menos é o que parece nas fotos antigas dela. Mas a bicha faz tanta miséria no cabelo que não tem muito como saber como é o fio dela natural. Mas o tipo 2C é aquele cabelo que o cacho é um S e não um espiral completo. Vocês podem ver na minha foto, como o cacho não fecha como uma molinha de caderno. Ele é sempre um S. Se eu finalizar com muito capricho, ele pode ficar como um 3A. Se você tem esse tipo de cabelo, MUITO CUIDADO com cremes para cabelo cacheado. Quase todos eles são muito pesados e vão tirar o volume do seu cabelo, ainda mais se ele for fininho como o meu. A minha dica? Teste todos os cremes que aparecer na sua frente, até encontrar o seu preferido. Mas se o seu cabelo é como esse aí, deve ser bem parecido com o meu e você pode ver tudo o que eu uso nesse post antigo do blog.

tipos-de-cachos

E, finalmente, chegamos aos cachinhos \o/

O tipo 3A é o meu sonho de consumo! É o cachinho tipo molinha, bem formadinho, bem redondinho. Geralmente o fio é bem fino e se você quiser um cabelo incrível, tem que perder o medo do volume! Solte o cabelo da raiz na hora de finalizar, use as presilhas para levantar a raíz, balance os cachos depois de secos e ganhe uma juba incrível!

O 3B tem o cacho bem formado, mas um pouco mais apertado que o anterior. Geralmente o fio é mais grosso e o cabelo tende a ficar um pouco armado. É um cabelo que funciona bem com fitagem e cremes um pouco mais densos.

O 3C tem o cacho bem apertadinho e fica super bonito com fitagem. É bom usar produtos super hidratantes e separar os cachinhos delicadamente com os dedos, depois de seco. Asim p cabelo ganha um volume bonito e o rosto fica mais harmônico. Eu acho que é o tipo de cabelo da Rayza Nicácio, que tem vários vídeos no youtube com dicas maravilhosas. Então se o seu cabelo parece com esse, siga a moça já!

crespos-tipo-4

O tipo 4 é o cabelo afro e suas variações.  São fios bem frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o cabelo por causa da textura. Para crescerem fortes e sem quebra, precisam de muita hidratação. Por isso mesmo, os crespos se dão super bem como low poo e o no poo – que são técnicas para eliminar o uso do xampu (se vocês quiserem eu faço um post sobre isso depois).

O 4A tem o cacho bem pequenininho e super apertado.  Você consegue diferenciar o tipo C dos outros crespos porque ele tem balanço. Quando você mexe a cabeça o cabelo acompanha e os mini cachinhos precisam de super hidratações para se manterem lindos.

O 4B tem as mechas em formato de zigue-zague, bem apertadinhas. Para os cabelos do tipo 4, principalmente B e C, é super importante usar um óleo natural para selar as cutículas depois da hidratação. Procurem no google pelo método LOC, que as americanas amam, e vejam como isso pode dar vida nova aos seus cabelos!

O tipo 4C é o cabelo super crespo, que não forma cachinhos definidos. A falta de definição, antes de ser um problema é um charme! Com o corte certo, esse tipo de cabelo rende um black power maravilhoso, que pode ser maior ou menor dependendo do seu estilo. Eu não sei indicar produtos para cabelo crespo, porque é uma estrutura de fio bem diferente da minha, mas indico demais o blog Beleza Interior, da Maraísa Fidelis, que tem todas as dicas do mundo para cabelos do tipo 4!

E aí, conseguiu identificar o seu tipo de cacho? O post ajudou? Conta aí nos comentários! 😀

 

19
  • Compartilhe  →

ENCERRADO – Sorteio para as cacheadas lá no twitter!

Posted on

Desde que narrei meu drama capilar nesse post, tenho tentado – e testado – tudo para voltar a ter meus cachos definidos e bonitinhos como eram antes.

Já consegui algum progresso e tenho um monte de coisas pra mostrar aqui no blog. Produtos que testei, tratamentos que deram ótimos resultados, técnicas de secagem que definem as ondinhas… aos poucos vou mostrando aqui.

Mas o que quero dizer hoje é que gostei muito do guia prático Orgulho dos Cachos. São 144 páginas de puro conhecimento para as cacheadas, crespas e onduladas. É perfeito para quem quer se livrar de alisamentos e assumir os cachos, ou para quem já vive cacheada mas quer aprender como deixar as ondinhas mais belas!

Por isso resolvi compartilhar com vocês e sortear um guia lá no twitter.

Para concorrer é só seguir meu perfil (@gladisvivane) e tuitar a frase “Quero ficar linda e cacheada com o guia “Orgulho dos Cachos” http://kingo.to/B8d q o Salto Agulha está sorteando”

É importante tuitar a frase com o link tal como escrevi, porque é através dele – e entre meus seguidores – que o site Sorteie.me escolherá o vencedor.

Aí vocês me perguntam  “e quem não tem twitter?”

Bom, é uma ótima oportunidade para criar uma conta e já começar ganhando prêmio, não é? 😀

11
  • Compartilhe  →