Leave-in, ativador de cachos, creme para pentear… Entenda as diferenças

Posted on
produtos cabelo cacheado

Recentemente eu criei um grupo lá no Facebook para ter um contato mais direto com as pessoas que lêem o blog, tirar dúvidas, compartilhar achados legais e conversar mais sobre cabelo e tudo o mais que faz parte da minha vida e – eventualmente – acaba se tornando assunto por aqui.

[ Quem quiser participar do grupo é só entrar aqui]

Aí ontem uma leitora perguntou sobre as diferenças entre produtos usados para finalizar os cabelos. São tantos nomes que ela estava perdida em relação à utilidade e funcionalidade de cada um. Pode parecer uma coisa óbvia para quem usa esse monte de produto desde a infância, mas para quem está entrando no mundo dos cachos hoje, a variedade pode causar confusão mesmo.

E aí tive a ideia de escrever esse post explicando o que são e para que servem alguns produtos que estão nas prateleiras das perfumarias…

finalizador cabelo cacheado
Podemos chamar de finalizador qualquer produto utilizado no final da sua rotina capilar. Ele pode ser um creme, um gel, uma mousse ou spray… Como o próprio nome diz, é o produto que dá o toque final. O que pode causar confusão é que um produto pode ser chamado de várias coisas. Um finalizador pode ser também um ativador de cachos e uma mousse, por exemplo. Mas, resumidamente, finalizador é o produto que você usa para dar o toque final ao look – simples assim!

leavein cachos

Leave-in é uma expressão em inglês para algo que você pode deixar no cabelo, que não precisa de enxágue. Ou seja, leave-in é qualquer produto, com qualquer consistência (creme, mousse, líquido…) que você não enxágua.

creme para pentear cachos

O creme para pentear é a mesma coisa do leave-in só que, como o próprio nome diz, ele é um creme. Um creme sem enxágue, que você usa para finalizar o cabelo. Vi uma matéria recentemente num blog dizendo que o leave-in é mais profissional e mais potente que o creme para pentear, mas isso não faz o mínimo sentido! Existem leave-ins com formulações pobres e outras riquíssimas em componentes legais para o cabelo. Assim como existem bons e maus cremes para pentear. Já deu pra perceber que tudo se mistura e que o creme para pentear é um leave-in e também pode ser um finalizador, né?

ativador de cachos

Esse já é um produto mais específico, pois contém ativos que ajudam na formação dos cachos. É um leave-in turbinado com algum componente específico para o cabelo cacheado. São muitos comuns os ativadores de cachos em gel, pois a consistência ajuda a formar as molinhas. Mas também podemos encontrar ativadores em mousse, creme e até spray.

mousse para cabelos cacheados

Coloquei a mousse aqui no meio porque estava entre as dúvidas da leitora, mas mousse é apenas a consistência do produto e não uma função específica. Existem mousses para todos os tipos de cabelo e algumas têm ativos especiais para ajudar na formação e duração dos cachos. É uma textura que eu gosto MUITO, funciona bem principalmente em cabelos ondulados. Mas é muito difícil que a mousse funcione sozinha. Geralmente, para conseguir um bom efeito, é preciso aliar a mousse a algum creme para pentear mais hidratante. O efeito é maravilhoso! Já falei de um produto assim, que eu amo, muito nesse post.

defrizante termoativado para cachos

Para fechar, tem o defrizante, um produto que não costumo usar mas que é importante se você usa bastante o secador. O defrizante tem a função de evitar o frizz, geralmente é termoativado e usado antes do secador. Você pode e deve usá-lo se for fazer uma escova ou secar o cabelo com difusor. Ele é um produto leve, que não modela nem “segura” o cacho, serve apenas para dar uma amenizada no frizz.

Acho que esses são os principais produtos que encontramos por aí e podem gerar dúvidas. Se você quer saber sobre algum produto que não coloquei na lista é só deixar aí nos comentários que eu atualizo o post! 😉

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

1
  • Compartilhe  →

Quer um creme que faz milagre pelos cachos? Vai de Spiral Splendour da L’Oreal!

Posted on

spiral splendour loreal cachos Nem vou falar muito porque vocês PRECISAM ver o vídeo para entender que o Spiral Splendour  da L’Oreal Professionnel é a coisa mais perfeita da vida!

Eu amava o Absolut Repair , que também era da L’Oreal. Mas aí a marca foi lá e fez o favor de tirar meu creme de linha. Eu fiquei magoada/chateada/puta da vida e prometi nunca mais usar nada deles. Aí recebi esse creme da loja Beleza Store pra testar e já vou no segundo frasco! Quero usar todo dia e toda hora.

Veja o vídeo pra entender esse amor ♥

É um creme que considero caro para o me bolso de jornalista, mas é um investimento que vale a pena. Você pode alternar com um creme mais baratinho no dia a dia e usar esse creme mágico em ocasiões especiais, como falei no vídeo.

E leitora do Salto Agulha tem desconto pra comprar na Beleza Store! \o/ É só clicar no banner aqui embaixo e usar o cupom SALTOAGULHA no site 😉

banner beleza store

5
  • Compartilhe  →

Testei: Deva Curl Styling Cream

Posted on

deva-curl-styling-cream Acho que toda cacheada já ouviu falar da Deva Curls, uma marca específica para cabelos cacheados, que tem uma varieade enorme de produtos, para vários tipos de cachos. A primeira vez que ouvi falar da Deva foi quando vi o difusor deles, aquela mãozinha verde, num salão de beleza. Imediatamente desejei aquilo e fui procurar saber mais sobre a marca.

Bom, o difusor eu acabei de comprar aqui nos EUA e vou falar dele em breve aqui no blog. Mas hoje vamos falar do leave-in Deva Curl Styling Cream!

Para vocês entenderem essa resenha, preciso dizer que meu cabelo é muito fino, mas muito fino MESMO. E que eu odeio produtos que “baixam o volume” ou “domam os cachos”. Para mim, cacheado bonito é cacheado com volume, aquela juba enorme como uma moldura linda pro nosso rosto (ai que gay!).

Então o tipo de leave-in que eu gosto é consistente o suficiente para encapar todo o fio e dar um “peso”pro meu cabelo ralinho, mas, ao mesmo tempo, ele não pode pesar nem grudar nos fios, para não murchar o meu cabelo.

O primeiro produto da Deva que eu testei foi o B’Leave-in Comprei só porque tinha uma promoção que vinha uma miniatura dele na Ikesaki, em São Paulo. Mas eu já sei que os finalizadores com textura em gel não funcionam muito bem no meu cabelo. Resultado: não ficou macio, não definiu os cachos e ficou meio ressecado. Fiquei apavorada porque “Como assim a melhor marca para cabelos cacheados do mundo não funcionou no meu cabelo???”, mas a verdade é que eu escolhi o produto errado e não soube usar o B’Leave-in! Uma cabeleireira aqui nos EUA me explicou depois que, para cabelos com o meu, esse finalizado em gel funciona se usado JUNTO COM um creme.

Mas, voltando ao Deva Curl Styling Cream, esse sim funcionou que foi uma beleza no meu cabelo! A textura dele é bem cremosa, mas não é gordurosa. Aliás, todos os produtos da Deva são livre de sulfato, parabenos e silicone (se você não sabia que o silicone é uma M para cabelos cacheados, dê um google aí e muda a sua vida se livrando desses produtos).

deva-curl-styling-cream

A embalagem pump vem com 125ml e, para um melhor resultado, você deve aplicar muito produto, encapando todos os fios. Ele deve ser aplicado com o cabelo bem molhado e sem seguida você seca amassando com uma toalha (ou papel toalha ou toalha de microfibra. que diminuem o frizz). Tive a impressão que meu cabelo seca mais rápido quando uso o Deva Curl Styling Cream e isso é ótimo! Saio do banho, aplico, amasso com a toalha e, enquanto me visto e me maquio, o cabelo está quase seco!

Os cachos ficam bem modelados e macios. Depois de seco, dou uma sacudia estilo – Joelma – amasso um pouco para “quebrar” alguns cachos e fica lindo!

Eu amei esse creme! A única coisa ruim é que ele é CARO. Comprei por 25 Obamas na Sephora aqui em Orlando, nem imagino quantos milhões deve custar no Brasil. Como vem pouquinho produto (125ml é bem pouco pra mim hehe) acaba saindo bem carinho. Comprei o meu não tem um mês e ele já está na metade, isso porque nem uso todos os dias! Por isso ele recebeu 4 e não 5 botões na avaliação do Salto Agulha =)

Mas, se você é do time das que não medem esforços pelos cachos e prioriza os gastos com produtos para o cabelo, se joga no Deva Curl Styling Cream. Você vai amar!

Abaixo tem duas fotos do meu cabelo em um dia que usei o Deva. Ainda estava um pouco úmido quando fiz as fotos, por isso ainda não estava com todo o volume que eu gosto. Mas já dá pra ter uma ideia…

cachos-deva

E aí? Mais alguém já usou e curtiu – ou não – esse creme?

 

13
  • Compartilhe  →