Leave-in, ativador de cachos, creme para pentear… Entenda as diferenças

Posted on
produtos cabelo cacheado

Recentemente eu criei um grupo lá no Facebook para ter um contato mais direto com as pessoas que lêem o blog, tirar dúvidas, compartilhar achados legais e conversar mais sobre cabelo e tudo o mais que faz parte da minha vida e – eventualmente – acaba se tornando assunto por aqui.

[ Quem quiser participar do grupo é só entrar aqui]

Aí ontem uma leitora perguntou sobre as diferenças entre produtos usados para finalizar os cabelos. São tantos nomes que ela estava perdida em relação à utilidade e funcionalidade de cada um. Pode parecer uma coisa óbvia para quem usa esse monte de produto desde a infância, mas para quem está entrando no mundo dos cachos hoje, a variedade pode causar confusão mesmo.

E aí tive a ideia de escrever esse post explicando o que são e para que servem alguns produtos que estão nas prateleiras das perfumarias…

finalizador cabelo cacheado
Podemos chamar de finalizador qualquer produto utilizado no final da sua rotina capilar. Ele pode ser um creme, um gel, uma mousse ou spray… Como o próprio nome diz, é o produto que dá o toque final. O que pode causar confusão é que um produto pode ser chamado de várias coisas. Um finalizador pode ser também um ativador de cachos e uma mousse, por exemplo. Mas, resumidamente, finalizador é o produto que você usa para dar o toque final ao look – simples assim!

leavein cachos

Leave-in é uma expressão em inglês para algo que você pode deixar no cabelo, que não precisa de enxágue. Ou seja, leave-in é qualquer produto, com qualquer consistência (creme, mousse, líquido…) que você não enxágua.

creme para pentear cachos

O creme para pentear é a mesma coisa do leave-in só que, como o próprio nome diz, ele é um creme. Um creme sem enxágue, que você usa para finalizar o cabelo. Vi uma matéria recentemente num blog dizendo que o leave-in é mais profissional e mais potente que o creme para pentear, mas isso não faz o mínimo sentido! Existem leave-ins com formulações pobres e outras riquíssimas em componentes legais para o cabelo. Assim como existem bons e maus cremes para pentear. Já deu pra perceber que tudo se mistura e que o creme para pentear é um leave-in e também pode ser um finalizador, né?

ativador de cachos

Esse já é um produto mais específico, pois contém ativos que ajudam na formação dos cachos. É um leave-in turbinado com algum componente específico para o cabelo cacheado. São muitos comuns os ativadores de cachos em gel, pois a consistência ajuda a formar as molinhas. Mas também podemos encontrar ativadores em mousse, creme e até spray.

mousse para cabelos cacheados

Coloquei a mousse aqui no meio porque estava entre as dúvidas da leitora, mas mousse é apenas a consistência do produto e não uma função específica. Existem mousses para todos os tipos de cabelo e algumas têm ativos especiais para ajudar na formação e duração dos cachos. É uma textura que eu gosto MUITO, funciona bem principalmente em cabelos ondulados. Mas é muito difícil que a mousse funcione sozinha. Geralmente, para conseguir um bom efeito, é preciso aliar a mousse a algum creme para pentear mais hidratante. O efeito é maravilhoso! Já falei de um produto assim, que eu amo, muito nesse post.

defrizante termoativado para cachos

Para fechar, tem o defrizante, um produto que não costumo usar mas que é importante se você usa bastante o secador. O defrizante tem a função de evitar o frizz, geralmente é termoativado e usado antes do secador. Você pode e deve usá-lo se for fazer uma escova ou secar o cabelo com difusor. Ele é um produto leve, que não modela nem “segura” o cacho, serve apenas para dar uma amenizada no frizz.

Acho que esses são os principais produtos que encontramos por aí e podem gerar dúvidas. Se você quer saber sobre algum produto que não coloquei na lista é só deixar aí nos comentários que eu atualizo o post! 😉

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

1
  • Compartilhe  →

Vídeo: Como meu cabelo cresceu tão rápido (Ou, será que ele cresceu rápido mesmo?)

Posted on
crescimento capilar

Faz tempo que me pedem um vídeo sobre crescimento capilar, falando sobre a minha rotina e o que eu fiz (ou deixei de fazer) para o meu cabelo chegar ao comprimento em que está hoje.

Aí eu aproveitei para fazer uma análise da minha rotina capilar nos últimos meses e investigar o que pode ter dado uma acelerada no crescimento da juba. Aproveitei par falar sobre alguns temas que muita gente tem dúvida, como “tem algum produto que faça o cabelo crescer mais rápido” ou “cabelo cacheado demora mais para crescer?”…

Quer ver tudo? É só dar o play 😉

1
  • Compartilhe  →

O que é o projeto JUNHO #1MêsParaAmarSeuCabelo que estou fazendo no Instagram

Posted on
ame seu cabelo como ele é

No início desse eu mês comecei um projetinho lá no Instagram para incentivar a autoaceitação, com pequenos exercícios diários para fazer a gente se entender melhor com nossos cabelos.

Por que agora? Por que junho? Por que cabelo? Não vou saber dizer. Estou passando por um período meio louco/difícil/confuso e tenho pensado muito na vida e em como fazer as coisas acontecerem de verdade. Por tentativa e erro, aprendi que funciono bem com listas e pequenas metas para atingir um objetivo maior.

Meu cabelo está enorme e isso tem me dado uma certa preguiça de lidar com ele. Aí percebi que eu estava com a mesma queixa que ouço de várias leitoras: “dá trabalho”, “não tenho tempo”, “tenho preguiça”, “não sei o que fazer com esse cabelo”. E, na maioria das vezes, é só uma questão de tentar, testar e sair da zona de conforto.

Então resolvi aproveitar esse mês para fazer todo dia uma pequena coisa que pode me ajudar a fazer as pazes com a juba. Não descarto a possibilidade de cortar, mas antes disso quero curtir essa fase diferente – e quero gostar dela como gosto do cabelo curto/médio.

ame seu cabelo

Já estamos no quinto dia e a resposta tem sido maravilhosa! Tanto que resolvi escrever sobre isso no blog. No dia 2, quando falei sobre os porquês que nos levam a não gostar do nosso próprio cabelo, os comentários foram incríveis e muitas meninas já começaram ali a se questionar e tentar entender a relação delas com a própria aparência.

Se você quer passar pela transição e ainda não teve coragem, aproveita o momento e vem com a gente! Se você está com o cabelo natural e ainda tem dificuldades de lidar com ele, vamos juntas! Se você  alisa o cabelo e é feliz assim (de verdade)  se esse processo não te incomoda, vem também! Se você é lisa, ondulada, crespa ou cacheada, se você quer exercitar a sua autoestima e ter alguns momentos durante o mês dedicados a cuidar do seu cabelo, vai ser incrível fazermos isso juntas!

Vamos lá? Basta seguir @saltoagulhablog no Instagram e postar as suas fotos com a hashtag #1MêsParaAmarSeuCabelo 

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

0
  • Compartilhe  →

Tudo sobre as minhas mechas – Como pintar o cabelo sem perder os cachos

Posted on
cachos com mechas

Sim, é possível! Depois do trauma com aquelas mechas que deram errado e alisaram meu cabelo, eu sou bem cagona na hora de pintar o cabelo. A última vez que eu tinha mexido na cor foi quando encontrei a Josy aqui em São Paulo – uma colorista maravilhosa, que corrigiu parte do problema das mechas que deram errado (tem post aqui). Isso foi em 2015  eu estava há quase 2 anos com o cabelo totalmente natural!

E sinceramente não gosto da cor natural do meu cabelo. Ele fica sem volume, sabe? O cabelo todo de uma cor não tem profundidade nem contraste e aí parece que eu tenho menos cabelo, fica uma coisinha murcha quando meu sonho era ter uma juba enoooorme \o/

Aí fui lá fazer minhas amadas mechas, com a câmera – e o coração – na mão. No final deu tudo certo, os cachos não alisaram e eu to amando a cor do meu cabelo.

O processo começou com a aplicação de um produto para proteger os fios:

mechas sem estragar os cachos Usamos uma linha da Schwarzkopf  chamada Fibreplex que é específica para mechas (da próxima vou pedir outra marca só pra não ter que procurar esse nome no Google cada vez que tiver que escrever kkkkkk). Essa linha protege o fio em todas as etapas da coloração e eu senti uma diferença gigante no cabelo com ela. Não ficou áspero, nem elástico, nem poroso. Foi incrível!

O método utilizado foi o velho papelote. Eu amo o efeito das mechas assim quando a profissional é boa e sabe como escolher a quantidade e a localização das mechas!

Ela vai aplicando o descolorante de acordo com a região a ser clareada. Em algumas partes ela coloca uma mistura mais intensa e deixa mais tempo pra abrir mais, em outras ela quer um efeito mais suave… É por isso que eu simplesmente não tenho resposta para a pergunta que recebo todos os dias aqui: Qual a cor usada no seu cabelo? Não tem cor, gente! Ou melhor, tem química aí agindo na descoloração em vários tons, para criar esse efeito 🙂

Essa máquina aí da foto de cima é tipo uma grelha de churrasqueira que fica se movendo em torno da sua cabeça para esquentar e acelerar o processo hahahaha

mechas luzes cachos Depois que o cabelo abriu o tanto que precisava, fomos para o lavatório, onde ela colocou um tonalizante pra dar uma apagada na raiz e dar um efeito mais natural ao look. Isso é maravilhoso porque o cabelo vai crescendo e não fica feio, não preciso correr para retocar as mechas. Fica sempre um aspecto natural babadeiro!

como pintar cabelo cacheado

Depois ela aplicou a última parte do kit Fibreplex, que é tipo uma hidratação que você faz logo após tirar a tinta. Na hora o cabelo já fica molinho e bem hidratado!

E o resultado final…
mechas em cabelo cacheado cachos com mechas loiras No dia seguinte eu fiz outra hidratação em casa, usando a Moi Moi da Lanza. Em seguida comecei um cronograma alternando nutrição e hidratação e aí os cachos ficaram ainda mais lindos. Acho que está mais cacheado agora do que antes de pintar! 🙂

Ou seja, super dá pra ter os cachos da cor que você quiser – basta cuidar direitinho e encontrar um(a) colorista que seja MUITO INCRÍVEL no que faz.

Estou preparando um vídeo com o passo a passo para cuidar do cabelo pós coloração. Já se inscreve aí no canal do Youtube pra não perder nada! www.youtube.com/saltoagulhablog 🙂

Eu pintei com a Josy, no Studio Lorena, aqui em São Paulo. Fica na Alameda Lorena, 1998 e o telefone de lá é (11) 3016-8899. No meu cabelo o serviço custou R$ 600,00. Mas cada cabelo é diferente e você precisa conversar com eles pra saber o valor do seu 🙂

Espero que vocês tenham gostado – das mechas e do post!

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

6
  • Compartilhe  →

Vídeo – O Big Chop da minha irmã depois de 1 ano de Transição Capilar

Posted on
big chop

Ai como eu estava ansiosa para postar esse vídeo!

No final do ano passado, quando eu estive em Natal, aproveitei para gravar o Big Chop da minha irmã. Ela estava há 1 ano em transição capilar e fizemos o corte lá no Nalva Melo Café Salão. Quem já passou pela transição sabe como é um período tenso, cheio de dificuldades, incertezas e muita ansiedade. Não é fácil conviver com as texturas diferentes no cabelo e o momento do corte é sempre muito libertador.

Eu nunca alisei o cabelo com química. Teve uma época em que eu fazia escova e chapinha praticamente todos os dias, ao ponto de algumas pessoas não saberem que meu cabelo era cacheado. Mas como nunca fiz química, quando aposentei o secador e chapinha os cachos ainda estavam lá. Já a minha irmã alisava o cabelo desde os 13 anos, então transição foi beeeeem mais difícil para ela.

Espero que esse vídeo inspire você que está passando por isso ou está criando coragem para largar a química. Por mais que demore um pouco, a sensação de liberdade e de fazer as pazes com seu cabelo é maravilhosa! ♥ 

Clica no play ali em cima e depois me conta o que achou do vídeo? 😀

 

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

2
  • Compartilhe  →