Leave-in, ativador de cachos, creme para pentear… Entenda as diferenças

Posted on
produtos cabelo cacheado

Recentemente eu criei um grupo lá no Facebook para ter um contato mais direto com as pessoas que lêem o blog, tirar dúvidas, compartilhar achados legais e conversar mais sobre cabelo e tudo o mais que faz parte da minha vida e – eventualmente – acaba se tornando assunto por aqui.

[ Quem quiser participar do grupo é só entrar aqui]

Aí ontem uma leitora perguntou sobre as diferenças entre produtos usados para finalizar os cabelos. São tantos nomes que ela estava perdida em relação à utilidade e funcionalidade de cada um. Pode parecer uma coisa óbvia para quem usa esse monte de produto desde a infância, mas para quem está entrando no mundo dos cachos hoje, a variedade pode causar confusão mesmo.

E aí tive a ideia de escrever esse post explicando o que são e para que servem alguns produtos que estão nas prateleiras das perfumarias…

finalizador cabelo cacheado
Podemos chamar de finalizador qualquer produto utilizado no final da sua rotina capilar. Ele pode ser um creme, um gel, uma mousse ou spray… Como o próprio nome diz, é o produto que dá o toque final. O que pode causar confusão é que um produto pode ser chamado de várias coisas. Um finalizador pode ser também um ativador de cachos e uma mousse, por exemplo. Mas, resumidamente, finalizador é o produto que você usa para dar o toque final ao look – simples assim!

leavein cachos

Leave-in é uma expressão em inglês para algo que você pode deixar no cabelo, que não precisa de enxágue. Ou seja, leave-in é qualquer produto, com qualquer consistência (creme, mousse, líquido…) que você não enxágua.

creme para pentear cachos

O creme para pentear é a mesma coisa do leave-in só que, como o próprio nome diz, ele é um creme. Um creme sem enxágue, que você usa para finalizar o cabelo. Vi uma matéria recentemente num blog dizendo que o leave-in é mais profissional e mais potente que o creme para pentear, mas isso não faz o mínimo sentido! Existem leave-ins com formulações pobres e outras riquíssimas em componentes legais para o cabelo. Assim como existem bons e maus cremes para pentear. Já deu pra perceber que tudo se mistura e que o creme para pentear é um leave-in e também pode ser um finalizador, né?

ativador de cachos

Esse já é um produto mais específico, pois contém ativos que ajudam na formação dos cachos. É um leave-in turbinado com algum componente específico para o cabelo cacheado. São muitos comuns os ativadores de cachos em gel, pois a consistência ajuda a formar as molinhas. Mas também podemos encontrar ativadores em mousse, creme e até spray.

mousse para cabelos cacheados

Coloquei a mousse aqui no meio porque estava entre as dúvidas da leitora, mas mousse é apenas a consistência do produto e não uma função específica. Existem mousses para todos os tipos de cabelo e algumas têm ativos especiais para ajudar na formação e duração dos cachos. É uma textura que eu gosto MUITO, funciona bem principalmente em cabelos ondulados. Mas é muito difícil que a mousse funcione sozinha. Geralmente, para conseguir um bom efeito, é preciso aliar a mousse a algum creme para pentear mais hidratante. O efeito é maravilhoso! Já falei de um produto assim, que eu amo, muito nesse post.

defrizante termoativado para cachos

Para fechar, tem o defrizante, um produto que não costumo usar mas que é importante se você usa bastante o secador. O defrizante tem a função de evitar o frizz, geralmente é termoativado e usado antes do secador. Você pode e deve usá-lo se for fazer uma escova ou secar o cabelo com difusor. Ele é um produto leve, que não modela nem “segura” o cacho, serve apenas para dar uma amenizada no frizz.

Acho que esses são os principais produtos que encontramos por aí e podem gerar dúvidas. Se você quer saber sobre algum produto que não coloquei na lista é só deixar aí nos comentários que eu atualizo o post! 😉

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

1
  • Compartilhe  →

Pequenos recortes das últimas novidades =)

Posted on

Oi gente! Quaaaaanto tempo sem post, hein?

Não vou mentir. Durante o feriado fui tomada pela mais pura preguiça, e não cheguei nem a pensar em escrever.

Mas vamos voltando aos poucos à programação normal…

Uma boa maneira de dar uma atualizada por aqui é mostrando algumas coisas que aconteceram nos últimos dias.

Para isso vou recapitular as novidades usando minhas postagens do Instagram.

Lembram quando eu fazia aquela sessão “A semana pelo celular”, que acabou nunca mais sendo atualizada? Pois… É mais ou menos a mesma coisa 😉

Primeiro queria mostrar o colar mais lindo do mundo que a Sofia, do blog Color Block, me mandou.

Ela é estilista e design de acessórios. Faz muitas peças interessantes e com precinho ótimo. Nessa página do Facebook tem vários outros modelos. Difícil escolher um só 😀

O meu é esse aqui:

Conheci a Sofia no maravilhoso mundo da internet, e sou leitora do blog dela.

Também dei uma entrevista para ela, falando sobre moda, mercado de trabalho, jornalismo de moda e outras coisas. Quem se interessar, pode ler aqui.

Ah! ganhei também esses dias um leave-in novo, da linha Osis da Schwarzkopf (sopa de letrinhas kkkk). Ele é ativador e definidor de cachos.

No interior do frasco tem um tubo com creme, e por fora do creme, nessa parte transparente, tem um gel. Quando você aperta, os dois se misturam na sua mão.

To usando e preparando uma resenha mais detalhada sobre o produto. Em breve publicarei aqui no blog.

Recebi em casa também umas amostras de produtos Tresemmé. Esses eu nem sei quando vou poder testar, porque to numa fase  “laboratório de cachos”.

To testando tudo que encontro para cabelos cacheados. Esses aí vão ficar na fila.

Alguém aí já usou?

Outra visita do correio trouxe um press kit bem bacana da Desconexo.

A marca cearense está com uma linha de camisetas com design bem moderno, mas inspirado na cultura popular e no nosso folclore.

Achei as peças lindas e criativas. Tem tudo lá no site, e vende online.

A Damyller  também me trouxe um press kit.

Junto com o material veio uma revistinha de bolso super bem editada, com um conteúdo bem interessante e fotos lindas. Adorei!

A coleção nova deles foi fotografada no Peru, e o catálogo é uma obra de arte! O blog da marca é super bem atualizadinho e cheio de inspiração. Vale a visita!

Ah, agora vamos falar de uma novidade que vai influenciar muito as futuras postagens aqui no blog…

Estou pagando umas disciplinas no mestrado em Estudos da Mídia na UFRN.

Minha intenção é fazer uma pesquisa que envolva mídias, moda e comunicação, obviamente. Sobre mídia e esporte é que não iria ser, né? 😛

Daí que fui procurar um caderno aqui em casa para levar pra aula, e acabei achando esse caderninho que ganhei ano passado do SENAI / Cetiqt do Rio de Janeiro, e nunca tinha usado.

Acho esse caderno super simbólico para o momento que estou vivendo: As bonequinhas para desenhar são o lado da moda. As linhas em branco, a comunicação <3

Aí nessa de voltar a estudar, comprar livros e organizar papéis, dei uma geral na minha estante e postei essa foto:

Algumas pessoas perguntaram onde eu tinha comprado uma estante tão  “bonitinha”. Se tinha mandado fazer, se tinha mandado pintar…

Na verdade a estante é da Etna, e esse dias estava até em promoção. Acho que é um móvel bem prático e combina com qualquer decoração. #FikDik

Aí na minha estante deixei um lugarzinho de destaque para essa latinha que adoro:

E queria dizer que comprei numa loja de móveis na estrada de São Jose de Mipibu. É uma loja toda azul, cheia de coisas lindas.

Creio que o nome é Casa Azul, ou algo assim. Tem muitos móveis e objetos bacanas nessa loja, vale a pena dar uma paradinha lá quando estiver indo curtir a praia de Pipa – que é caminho.

Na minha latinha eu guardo pequenas relíquias, como a minha primeira carteirinha do ballet, de quando eu tinha apenas 3 aninhos 😀

Isso eu selecionei para mostrar para voces só porque eu acho fofo, hehehehe.

Queria mostrar também duas peças que provei na Colcci e achei beeeeem bacanas.  Ambas da última coleção.

O vestido que é lindo mas eu não levei porque ficou muito piriguetchy…

Pra mim nao dá: é muito peito, muita coxa, muito quadril e muita barriga hahahahahaha.

Mas para as mais fininhas, essa peça é uma fofura!

E a blusa de mangas compridas e malha bem fininha, que ganhou meu coração:

Esse é o tipo de blusa que estou amando e querendo colecionar. É perfeita pra ir pra aula/trabalho, e mais fresquinha que as camisas.

Alguém tem dicas de onde comprá-las a um preço bem amigo?

Para terminar, uma dica de restaurante aqui em Natal…

Descobri há pouco tempo um restaurante árabe, chamdo Rachid’s, que fica em Ponta Negra.

O kibe e o falafel são di-vi-nos!

Fica na Av. Roberto Freire, num shopping de artesanato chamado Mercado de Ponta Negra.

O precinho também é ótimo. Esse prato da foto custa só R$ 14,00!

E aí, se animou? 😀

 

7
  • Compartilhe  →