Leave-in, ativador de cachos, creme para pentear… Entenda as diferenças

Posted on
produtos cabelo cacheado
  • Compartilhe  →

Recentemente eu criei um grupo lá no Facebook para ter um contato mais direto com as pessoas que lêem o blog, tirar dúvidas, compartilhar achados legais e conversar mais sobre cabelo e tudo o mais que faz parte da minha vida e – eventualmente – acaba se tornando assunto por aqui.

[ Quem quiser participar do grupo é só entrar aqui]

Aí ontem uma leitora perguntou sobre as diferenças entre produtos usados para finalizar os cabelos. São tantos nomes que ela estava perdida em relação à utilidade e funcionalidade de cada um. Pode parecer uma coisa óbvia para quem usa esse monte de produto desde a infância, mas para quem está entrando no mundo dos cachos hoje, a variedade pode causar confusão mesmo.

E aí tive a ideia de escrever esse post explicando o que são e para que servem alguns produtos que estão nas prateleiras das perfumarias…

finalizador cabelo cacheado
Podemos chamar de finalizador qualquer produto utilizado no final da sua rotina capilar. Ele pode ser um creme, um gel, uma mousse ou spray… Como o próprio nome diz, é o produto que dá o toque final. O que pode causar confusão é que um produto pode ser chamado de várias coisas. Um finalizador pode ser também um ativador de cachos e uma mousse, por exemplo. Mas, resumidamente, finalizador é o produto que você usa para dar o toque final ao look – simples assim!

leavein cachos

Leave-in é uma expressão em inglês para algo que você pode deixar no cabelo, que não precisa de enxágue. Ou seja, leave-in é qualquer produto, com qualquer consistência (creme, mousse, líquido…) que você não enxágua.

creme para pentear cachos

O creme para pentear é a mesma coisa do leave-in só que, como o próprio nome diz, ele é um creme. Um creme sem enxágue, que você usa para finalizar o cabelo. Vi uma matéria recentemente num blog dizendo que o leave-in é mais profissional e mais potente que o creme para pentear, mas isso não faz o mínimo sentido! Existem leave-ins com formulações pobres e outras riquíssimas em componentes legais para o cabelo. Assim como existem bons e maus cremes para pentear. Já deu pra perceber que tudo se mistura e que o creme para pentear é um leave-in e também pode ser um finalizador, né?

ativador de cachos

Esse já é um produto mais específico, pois contém ativos que ajudam na formação dos cachos. É um leave-in turbinado com algum componente específico para o cabelo cacheado. São muitos comuns os ativadores de cachos em gel, pois a consistência ajuda a formar as molinhas. Mas também podemos encontrar ativadores em mousse, creme e até spray.

mousse para cabelos cacheados

Coloquei a mousse aqui no meio porque estava entre as dúvidas da leitora, mas mousse é apenas a consistência do produto e não uma função específica. Existem mousses para todos os tipos de cabelo e algumas têm ativos especiais para ajudar na formação e duração dos cachos. É uma textura que eu gosto MUITO, funciona bem principalmente em cabelos ondulados. Mas é muito difícil que a mousse funcione sozinha. Geralmente, para conseguir um bom efeito, é preciso aliar a mousse a algum creme para pentear mais hidratante. O efeito é maravilhoso! Já falei de um produto assim, que eu amo, muito nesse post.

defrizante termoativado para cachos

Para fechar, tem o defrizante, um produto que não costumo usar mas que é importante se você usa bastante o secador. O defrizante tem a função de evitar o frizz, geralmente é termoativado e usado antes do secador. Você pode e deve usá-lo se for fazer uma escova ou secar o cabelo com difusor. Ele é um produto leve, que não modela nem “segura” o cacho, serve apenas para dar uma amenizada no frizz.

Acho que esses são os principais produtos que encontramos por aí e podem gerar dúvidas. Se você quer saber sobre algum produto que não coloquei na lista é só deixar aí nos comentários que eu atualizo o post! 😉

 

Para acompanhar tudo do blog:
Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram Youtube 

 

Comentários

Comentários

1 Comments

  1. Lorena says:

    Que legal!! Bem esclarecedor mesmo. Obrigada!! 😘

Leave a comment

Your email address will not be published.